Alimentos e Bebidas

Em tempos de quarentena, o congelamento de alimentos pode ser de grande valia

Em tempos de quarentena, o congelamento de alimentos pode ser de grande valia

Com o objetivo de orientar a população que tem seguido as determinações do Governo do Estado de São Paulo da quarentena em combate ao Covid-19, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo traz algumas dicas e recomendações sobre o congelamento doméstico de alimentos.

Em escala industrial, praticamente todos os alimentos podem ser congelados, mas no congelamento doméstico é preciso escolher os alimentos. Alguns podem perder a textura, como muitas frutas, as batatas, maioneses, gelatinas, verduras, porém outros são perfeitamente aproveitados, tanto em valor nutritivo, quanto em sabor, sejam crus ou já preparados. Ovos, por exemplo, não devem ser congelados dentro das cascas ou já cozidos, por perderem a textura . Porém, é possível congelá-los inteiros fora das cascas, mas por apresentarem grumos gelatinosos o melhor é congelar claras e gemas separadas, acrescentando-se às gemas um pouco de sal ou açúcar. As claras, porém, congelam bem cruas, então o importante é identificar na embalagem a quantidade de claras ou gemas que foram congeladas e se foi adicionado sal ou açúcar, para garantir sucesso das receitas aonde forem empregadas.

Os cogumelos como o shitake podem ser limpos com pano descartável úmido, apresentando ótimos resultados se refogados rapidamente em óleo, azeite, manteiga ou margarina e congelados em potes de plástico rígido, por até oito meses e ficam ótimos em diversos preparos, dando um toque especial.

Temperos verdes, como salsa, cebolinha, coentro e outras ervas, é só lavar, deixar secar bem, picar e congelar. Uma dica é misturar alguns, como salsa e cebolinha, congelar em forminhas com um pouco de água e depois guardar os cubos de gelo para usar no momento do preparo.

Várias hortaliças compradas frescas também podem ser congeladas e o congelamento é a técnica de conservação que melhor preserva as propriedades nutricionais das hortaliças.

Depois de lavadas, devem cortadas em pedaços não muito grandes e rapidamente cozidas no vapor, em microondas em vasilhames próprios ou aferventadas em água. Na sequência, ainda quentes devem ser mergulhas em água gelada, até esfriarem completamente. Essa técnica é chamada de “branqueamento”. O tempo em que ficará mergulhada em água fervendo ou no vapor varia de acordo com cada hortaliça. A seguir, escorrer, enxugar com papel toalha ou pano descartável limpo e embalar em sacos plásticos em pequenas porções, retirando todo o ar do interior da embalagem. Depois de congeladas, não devem ser utilizadas cruas, mas refogadas, cozidas em sopas, molhos e purês.

As carnes cruas não devem ser congeladas temperadas, pois podem escurecer e ter seu sabor alterado, à exceção de hambúrgueres caseiros, almôndegas e alimentos já prontos. A melhor forma de congelar carnes cruas é congelar em peças pequenas, cubos, tiras, moídas e os bifes de forma individual, separados por filme plástico. As carnes cruas quando descongeladas não devem ser recongeladas, mas podem voltar ao freezer depois de preparadas (cozidas, fritas ou assadas).

Ao congelar aves, deve-se atentar para que estejam com cheiro suave, a pele macia, seca e de cor clara, sem manchas, com a carne de consistência que não esteja nem mole e nem dura demais.

Os peixes devem ser limpos, vísceras retiradas ou então congelados em filés. A embalagem deve ser dupla para não passar cheiro ao freezer. No caso de peixes e frutos do mar, recomenda-se não descongelar totalmente e iniciar o preparo quando ainda estão gelados. Já a carne suína deve ser descongelada totalmente dentro da geladeira antes de ser temperada e preparada. No caso dos alimentos já temperados e prontos para preparo devem ser seguidas as instruções descritas nas embalagens.

“Muitos pratos podem ser pré-preparados e congelados. Depois descongelados e finalizados, agilizando muitas receitas e simplificando o dia a dia. É possível também preparar por completo, congelar e, na hora que desejar, basta descongelar, aquecer e consumir. No entanto, é necessário sempre respeitar as técnicas corretas para que os pratos fiquem saborosos e na consistência adequada, evitando que fiquem com aparência ou sabor de comida requentada”, ensina a nutricionista Beatriz Cantusio Pazinato, responsável pela coordenação de vários treinamentos na área de preparo de alimentos e também por diversas publicações editadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Estes são apenas alguns exemplos, mas praticamente tudo pode ser congelado, como leite, queijos, pães, tortas, salgadinhos já fritos ou por fritar. Use a criatividade, mas principalmente use o bom senso e fique atento à limpeza da pia, bancada de preparo, recipientes. Congelar vai facilitar a sua vida, gerar economia e evitar desperdício.

Vantagens
Entre as várias vantagens, como aproveitar os produtos que estão na safra por terem preços melhores, há a possibilidade de preparar maior quantidade de alimentos de uma só vez usando menos gás e menos produtos de limpeza.

Pode-se, também, fazer um planejamento melhor do cardápio e evitar o desperdício congelando em porções em quantidades certas para o uso diário e evitando que sobrem pequenas porções (restinhos) na geladeira, deixando maior espaço para os produtos que não são congelados. No entanto é importante não sobrecarregar os aparelhos, não ultrapassando a quantidade máxima de armazenagem indicada no manual de instruções do freezer doméstico.

Um pouco de história
A conservação dos alimentos pelo sistema de congelamento é secular, os povos de clima frio já usavam o gelo e o frio do inverno para conservar os alimentos no ar frio, enterrados na neve ou colocados em sótãos gelados. A Segunda Guerra Mundial disseminou a técnica do congelamento, primeiro nos Estados Unidos, depois na Europa, porém, no Brasil, a prática só foi disseminada no final da década de 1970 com a venda de freezers, acompanhada de orientação e instrução. A partir de então, o freezer se tornou valioso para fazer economia, ganhar tempo e racionalizar as compras. Ou seja, ideal para esta época em que estamos vivendo, afinal são nas crises que também surgem as inovações que, após o período crítico, se tornam hábitos para o dia a dia.

(Fonte: Congelamento Doméstico de Alimentos — Instrução Prática 264 — elaborada pela equipe de técnicos da extensão rural sob a orientação da nutricionista Beatriz Cantusio Pazinato da Divisão de Extensão Rural da CDRS/SAA)

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.