Comportamento

6 dicas para descobrir se o crush é real ou fake

Nem sempre é fácil identificar se você está falando com um perfil fake, mas existem alguns sinais infalíveis para você ligar o sinal de alerta

É possível encontrar usuários bons e ruins em todas as plataformas digitais e os aplicativos de relacionamento também não estão imunes. Existe um potencial para fraude durante a construção de uma conexão romântica, que pode incluir desde perfis falsos até golpes financeiros. O importante para os usuários é saber como se manterem seguros nos apps de namoro.

A especialista em relacionamentos, Charly Lester, preparou 6 dicas infalíveis para evitar cair na conversa de golpistas:

1 – Quando analisamos aplicativos de namoro como o The Inner Circle, os usuários podem ver que existe um processo de triagem para ajudar a mitigar as fraudes. Ou seja, é melhor procurar por apps focados em afastar o mau comportamento.

2 – Preste muita atenção no que os seus matches dizem para encontrar os sinais de alerta. Se a biografia dele coincide com a conversa e com o que há nas fotos, provavelmente ele está sendo verdadeiro.

3 – Uma das maneiras mais fáceis de identificar um golpista é se ele hesita em se encontrar pessoalmente ou em fazer uma chamada de vídeo. Se você está conversando com alguém há algum tempo e ele ainda sim está hesitante, isso pode ser um sinal vermelho. Também é bom ficar atento se o match cancelar os encontros constantemente.

4 – A famosa pesquisa no Google que todos fazemos pode realmente ser útil. Carregue a foto de perfil do crush no Google Imagens. Nada ainda? Então ligue o alerta: seu match pode não existir.

5 – Embora muitas pessoas gostem de falar sobre si mesmas, os golpistas podem levar isso a um outro nível, apenas fazendo perguntas sobre você e evitando responder qualquer coisa pessoal.

6 – Por fim, se o seu match pedir ajuda financeira, sempre diga não. E seja ainda mais cauteloso se a pessoa iniciar essa conversa em redes sociais. Uma vez que o bate-papo sai dos apps de relacionamento, a proteção é menor.

Mas o que fazer quando achar que está sendo enganado? Se você se deparar com um comportamento desagradável, os aplicativos de namoro terão um processo para denunciar os usuários. O The Inner Circle, por exemplo, emprega um grupo de mães que lideram o processo de triagem e gerenciam as reclamações sobre perfis suspeitos.

Se você chegar ao ponto de mudar a paquera do online para o offline, sempre conte a um amigo para onde está indo. Nunca é uma boa ideia ir à casa de alguém no primeiro encontro, prefira sempre um lugar público.

E como você pode se proteger de fraudes em seu perfil no aplicativo e na maneira como tem encontros online? As principais dicas são: não envie informações financeiras ou faça transferências de dinheiro; use apps de relacionamento confiáveis e autênticos; sempre confie em seus instintos; seja verdadeiro e real nos aplicativos; e reporte perfis suspeitos e comportamentos desagradáveis. Com isso, você não estará apenas fazendo um favor a si mesmo, mas também protegendo outras pessoas que têm as intenções verdadeiras.

www.theinnercircle.com

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar