Cotidiano

O que pode ser feito nas 8h de funcionamento do comércio e orientações para lojistas e consumidores evitarem aglomerações

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região – e a CDL Ribeirão Preto- Câmara de Dirigentes Lojistas – esclarecem aos comerciantes sobre o que pode ser feito ao longo das 8h de carga horária para funcionamento dos estabelecimentos, levando em conta os decretos estadual e municipal que flexibilizam a quarentena no contexto da pandemia.

As quatro horas para atendimento presencial dos clientes ficaram restritas ao horário das 12h às 16h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados das 10h às 15h. Só é permitido o acesso de pessoas ao interior dos estabelecimentos respeitando a proporção de 20% da capacidade que constar no alvará.

IMPORTANTE: ao todo, são permitidas 4 horas de atendimento presencial dos clientes, no entanto, nas outras 4 horas restantes (até completar as 8h regulares de funcionamento) os lojistas podem desenvolver trabalhos internos e podem vender por meios eletrônicos utilizando os sistemas de Delivery (entrega no endereço do cliente) ou Drive-thru (quando o cliente retira a mercadoria no ponto indicado pelo lojistas, sem descer do veículo).

Orientações para que o lojista evite aglomeração de pessoas no comércio

  • Siga rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pelas autoridades em saúde e que têm sido amplamente divulgados pela mídia.
  • Faça um escalonamento da equipe para que a operação aconteça com o mínimo necessário de pessoas. Reforce junto aos seus colaboradores e consumidores que o uso de máscara de proteção é obrigatório dentro do estabelecimento. Exija que a máscara seja usada corretamente cobrindo totalmente o nariz e a boca.
  • Atualize-se e procure intensificar as vendas por canais eletrônicos, ex: WhatsApp, telefone, redes sociais, site, loja virtual ou Market Place. SINCOVARP e CDL podem ajudar!
  • Dê preferência por usar os sistemas de entrega Delivery (no endereço do cliente) ou Drive-thru (quando o cliente retira a mercadoria sem descer do veículo). Assim, o lojista agrada mais o cliente e o desestimula a ir à loja.
  • Fora do horário de atendimento ao público não venda na porta da loja nem realize Take out. Isso é proibido e pode gerar multa. O único segmento que pode fazer Take out é o de alimentação pronta.
  • Se puder, procure agendar o atendimento dos seus clientes. Escolha os horários de menor movimento.
  • Não realize liquidações ou promoções que façam as pessoas se aglomerarem na loja. Promoções estão proibidas pelos decretos estadual e municipal de flexibilização.
  • Direcione suas ofertas para os canais de venda on-line.
  • O aplicativo Varejo+, o App de vantagens oficial do comércio de Ribeirão Preto, disponibilizado pela CDL Ribeirão Preto e pelo SINCOVARP, pode ajudá-lo na divulgação de ofertas e direcionamento adequado para os canais on-line.
  • Evite fazer o cliente ir ao caixa da loja para efetuar pagamento de carnês ou prestações. Procure disponibilizar meios eletrônicos de pagamento para que o consumidor não precise ir ao estabelecimento.

Orientações para que o consumidor ajude a evitar aglomeração de pessoas no comércio

  • Siga rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pelas autoridades em saúde. Eles estão sendo amplamente divulgados pela mídia e na internet.
  • Use máscara de proteção o tempo todo e da forma correta, cobrindo totalmente o nariz e a boca.
  • Nesse momento, ir às lojas não é um programa de lazer! É programa de risco! Vá ao comércio somente se for necessário e, caso tenha de ir, evite levar crianças ou pessoas do grupo de risco com você.
  • Procure ir menos às lojas, optando por comprar mais produtos de uma só vez, caso possa.
  • Procure ficar em casa. Mantenha o isolamento social o quanto for possível. A quarentena não acabou, ela, apenas, foi flexibilizada.
  • Se tiver de ir trabalhar, evite desvios de caminho que possam gerar exposição ao Covid-19. Evite ir ao comércio apenas por impulso.
  • Dê preferência por comprar on-line e procure pedir que o produto seja entregue no seu endereço.
  • Você também pode optar por retirar a mercadoria no Drive-thru, sem precisar descer do veículo. Basta combinar com o vendedor da loja. É simples e rápido.
  • Se for às lojas, priorize horários de menor movimento. Evite a primeira e a última horas do período, entre 12h e 16h.
  • Se tiver de fazer algum pagamento de carnê ou prestação escolha meios eletrônicos. Se tiver de ir ao caixa da loja, respeite as regras sanitárias e sugira que o lojista disponibilize meios de pagamento para que este seja feito a distância.

Para mais esclarecimentos e solicitação do material, SINCOVARP e CDL mantêm uma Central de Atendimento ao Lojista pelo telefone (16) 3625.6924, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo WhatsApp (16) 99963.3105.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.