Empreendedorismo, economia e negócios

5 maneiras de tornar a operação comercial de sua empresa mais sustentável

A concorrência acirrada acelerada pela internet tornou a busca por um modelo de negócio focado em execução assertiva um fator essencial para as empresas

A busca por produtos e serviços se tornou ainda mais acirrada na era digital. Com o crescimento das lojas online, os ambientes físicos tiveram que se transformar para atrair os consumidores para dentro de seus negócios e fidelizarem. Por isso, segundo especialista, esse novo cenário inclui consumidores ainda mais exigentes e atentos às especificidades dos produtos.

Segundo Amanda Cáprio, consultora de vendas da Posiciona Educação e Desenvolvimento , empresa de educação empreendedora que capacita as equipes e melhora o desempenho nas áreas de vendas e atendimento, a internet trouxe diversas oportunidades para os negócios e existem diversos canais que podem ajudar as empresas venderem mais, porém, é preciso se atentar se o negócio está sustentável em todos os aspectos. “É preciso de destacar no mercado para além das vendas. Com um perfil de consumidor mais exigente e atento, os empreendedores tiveram que olhar com mais carinho para toda sua operação de vendas e capacitar seus colaboradores, para que, além de vender eles possam encantar e fidelizar seus clientes”, comenta Amanda.

Amanda destaca que, cada vez mais, para se destacar no mercado os empreendedores precisam buscar formas para gerar valor a seus clientes antes mesmo de extrair. Por isso, a especialista em vendas separou 5 dicas que podem ajudar as empresas criarem uma operação mais sustentável e alavancar suas vendas. Veja abaixo:
• Gerir a carteira de vendas e as contas

Para esse primeiro passo é necessário analisar todas a informações de sua carteira e cruzar isso com as contas. Ou seja, é preciso segmentar a carteira, analisar o mercado e a concorrência, alocar recursos, considerando o potencial a ser capturado, definir objetivo e plano de ação, além de monitorar o resultado final. “O empreendedor precisa ter uma visão 360 para extrair dados reais sobre a operação de sua carteira de vendas. Assim como a gestão de carteiras, a gestão de contas precisa considerar os resultados e a efetividade daquele negócio. Minha orientação é sempre analisar os dados obtidos nas visitas, assim como faturamento de cada cliente e volume vendido e comparar sua performance aos de seus concorrentes”, explica Amanda.

• Direcionar esforços e recursos

A estratégia aqui é manter esse cliente na carteira. Por isso, é preciso estar atento em como é possível agregar valor, seja por meio de serviços ou por meio de novidades no portfólio, para “blindá-lo” da concorrência. “Após o levantamento e triagem das informações, segmentação de clientes e direcionamento de recursos é o momento de montar o plano de ação, ou seja, de executar a estratégia”, comenta Amanda.

A especialista ressalta que o mais importante é estar atento a totalidade do negócio, pois certamente a estratégia sofrerá algumas mudanças no meio do caminho e toda equipe terá que exercer a flexibilidade para lidar com isso.

• Conectar objetivo e ações

Esse passo é imprescindível. “Para traçar objetivos, é necessário elaborar um plano de ação. Considere os objetivos da companhia, conecte-os aos objetivos dos clientes, defina os objetivos da visita e do contato e, por último, retome à análise de indicadores”, indica Amanda.

• Mensurar resultados de ações

Muitas vezes isso passa batido, mas a especialista ressalta que é um fator de extrema importância. “Monitore os resultados. É essencial avaliar os motivos pelos quais está indo mal, mas também o porquê do que está indo bem. Com isso, você poderá aprender com os erros e aprimorar suas estratégias acertadas”, explica a especialista.

Além disso, segundo Amanda, é preciso trocar as melhores práticas com seus pares e gestores. “Isso pode enriquecer muito, tanto seu repertório com os clientes, quanto a sua estratégia. E, consequentemente, seu plano de ação para fazer correção de rota, caso necessário”, afirma Amanda.

• Atingir objetivos traçados

Por último e não menos importante, é preciso analisar os objetivos traçados, metas estabelecidas e se os parâmetros foram alcançados. É importante estar sempre à par do que foi proposto e realizado e não deixar os propósitos iniciais serem esquecidos. A era da internet, a globalização e o e-commerce, principalmente com a aceleração devida à pandemia, mudaram a forma de treinar e vender. Por isso, é importante se organizar e estar preparado, para saber lidar com as demandas do cenário atual.

“As pessoas são o diferencial competitivo de todas as organizações, por isso, é preciso estar atento a todos esses pontos para criar uma operação sustentável e que ajude os negócios escalarem e se diferenciarem em toda cadeia de vendas”, ressalta a consultora de vendas da Posiciona.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.