Empreendedorismo, economia e negócios

Bolsonaro abre fórum virtual da Câmara Árabe

O presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, o chanceler Ernesto Araújo, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, e o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Geith, participarão de evento online, que vai até dia 22

Serviço: Fórum Econômico Brasil-Países Árabes
Data: 19 a 22 de outubro de 2020, a partir das 8:30
Inscrições abertas e gratuitas: http://www.forumcamaraarabe.com.br/inscricao/
Programação (parcial): http://cutt.ly/PgfTSWp

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fará um pronunciamento nesta segunda, 19, a partir das 8:30, na abertura do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em formato online.

Após a fala de Bolsonaro, discursa o primeiro-ministro do Egito, Moustafa Madbouly, seguido do secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Geith.

Em seguida, Roberto Fendt, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, abre com sua fala a rodada de debates. Ele passa a palavra para a especialista em Oriente Médio Ghadah Alharthi, que será mediadora do painel “Perspectivas para o Brasil e Países Árabes no Novo Cenário Global”.

Da plenária participam o secretário-geral para assuntos econômicos do Egito, Kamal Hassan Ali, a Nobel da Paz em 2015 Ouided Bouchamaoui, a CEO da Siemens em Omã, Claudia Massei, que é brasileira, o economista-chefe do banco egípcio Afrexim, Hippolyte Fofack, o especialista em comportamento das novas gerações Adam Poswolsky e o embaixador Rubens Barbosa, hoje presidente do Instituto de Relações e Comércio Exterior (Irce).

O fechamento do primeiro dia fica por conta do economista Marcos Troyjo, brasileiro que reside na China e preside o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS.

Segundo dia
Já no dia 20, a reflexão gira em torno do tema “Nova Ordem dos Negócios Internacionais”, num debate que vai considerar o impacto da pandemia do novo coronavírus no comércio exterior.

A abertura, às 8:30 da manhã, ficará por conta do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, que cede o espaço na sequência à ministra de Comércio e Indústria do Egito, Nevine Gamea.

O evento prossegue com um debate sobre digitalização dos negócios com a participação do diretor de relações governamentais da IBM para América Latina, Fábio Rua, do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, do diretor-geral da agência de comunicação emírate Orient Planet, Nidal Abou Zaki, da CEO da Inova House 3D, Juliana Martinelli, do diretor C4IR Brasil, Lucas Câmara, do CEO da Crescente Rating, Fazal Bahardeen, e com Mohamed Okasha, sócio da Disruptech Ventures.

Em seguida, nova pausa para assinatura de acordos, desta vez com a APEX Brasil, e a finalização ficará por conta da presidente da Federação das Mulheres de Negócios Árabes, Sheikha Al Sabah, que integra o Comitê de Mulheres da Câmara Árabe.

Dia 21
O debate do terceiro dia será sobre o tema “Segurança Alimentar: Uma Parceria Estratégica entre Brasil e Mundo Árabe”.

A conferência será aberta às 8:30 da manhã pela ministra da agricultura, Tereza Cristina, em participação gravada, seguida das falas da ministra de segurança alimentar dos Emirados Árabes, Mariam Al Mheiri, de Ana Maria Valentini, secretária de agricultura de Minas Gerais e de Celso Moretti, o presidente da Embrapa.

O diretor da IC Publications, Omar Yedder, será o moderador do debate entre o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Alexandre Ghisleni, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, o diretor do conselho da COSAG-FIESP, Jacyr Costa Filho, a especialista da ONU em alimentação Ismahane Elouafi e o diretor de atividades comerciais da KIZAD, Khalid AlMarzooqi.

O dia termina com o CEO Talk, espaço de discussão entre lideranças de empresas com atuação relevante na relação comercial entre Brasil e países árabes, com o CEO do Grupo Bayer, Marc Reichardt, e um representante da JBS.

Dia 22
A quinta-feira, 22, inicia novamente às 8:30 da manhã com o lançamento da Casa Árabe, seguido de um debate sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), com destaque para a participação do diretor de relações institucionais da Natura, Paulo Dallari.

O CEO Talk trará o presidente da empresa de terminais portuários DP World, Dallas Hampton, e o CEO da BRF, Lourival Luz.

O fechamento do evento ficará com Hussan Zaki, secretário-geral adjunto da Liga Árabe, e do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes tem o patrocínio de BRF, Fambras Halal, JBS, Kizad, Neon Trade, Qualita, Tradeling, Banco BS2 e Porto do Itaqui.

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar