Empreendedorismo, economia e negócios

Empresas focam em ajudar pequenos empreendedores na pandemia

Com serviços que vão desde abertura e gestão de MEI até auxílio com empréstimos sem burocracia dos bancos e venda de produtos em larga escala

 As pequenas empresas são um grande motor da economia do país. Hoje o Brasil conta com mais de 18 milhões de empresas ativas, sendo quase 7 milhões micro e pequenas empresas e mais de 10 milhões são MEIs. Apesar de representarem uma grande parte do comércio do país, as PMEs foram as mais atingidas pela crise causada pelo novo coronavírus. Pensando nisso, algumas empresas que oferecem serviços exclusivamente para esse público, aceleraram ainda mais nesse período com o objetivo de ajudar em larga escala as pequenas empresas.

É o caso do Easymei, que chega ao mercado em meio a um cenário econômico favorável à criação de novos cadastros de MEI. Com as altas taxas de desemprego e a economia abalando todos os negócios no país, a plataforma chega ao mercado com o objetivo de auxiliar na abertura e gestão dos microempreendedores. “O momento da economia é delicado e a formalização como MEI é a saída que muitos brasileiros estão encontrando para continuarem economicamente ativos. Como ajuda a esses empreendedores, os primeiros 6 meses de utilização do aplicativo são gratuitos, bem como alguns serviços, como cadastro de clientes, contas bancárias, geração de recibo, nota fiscal eletrônica, guia DAS, controle de recebimentos e pagamentos e também relatórios mensais e anuais. Depois disso, o valor mensal passa a ser R$5,00”, explica Alexandre de Carvalho, fundador da empresa e contador há mais de 15 anos.

Para a BizCapital, fintech que concede crédito para micro e pequenas empresas, é inegável que o impacto para esse tipo de negócio é muito maior e mexe com um mercado que alcança diversas camadas da sociedade. Afinal, as pequenas companhias são as que mais geram postos de trabalho no Brasil com carteira assinada, somando 54% dos empregos formais do país. Por isso, a fintech estabeleceu prazo para pagar o empréstimo em 24 meses e concedeu duas opções de carência durante a pandemia, entendendo o cenário de crise enfrentado pelas empresas. “A empresa pode transferir as parcelas para o final do contrato de empréstimo, assim, pudemos oferecer um fôlego durante os meses críticos. Também disponibilizamos a opção de diluir o valor dessa parcela da carência entre as outras parcelas, deixando o empresário respirar e oferecendo um valor de parcela proporcional. É importante entendermos o quão fundamental são os pequenos negócios para o país, dessa forma conseguimos ajudar para que eles se mantenham” analisa Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

Com o intuito de fomentar os negócios de pequenos e médios empreendedores, o Elo7, maior marketplace de produtos criativos do país, abre espaço para que PMEs exponham suas mercadorias gratuitamente, e se conectem a possíveis consumidores. A plataforma conta com 130 mil vendedores ativos, vendedores estes que, já ao se cadastrar, recebem um guia de como criar um layout atrativo para sua loja. Além disso, o site compartilha dicas frequentes sobre estratégias para redes sociais,marketing mês a mês – levando em conta as datas comemorativas -, e dicas para vender mais nessas datas especiais – como no dia dos pais, por exemplo. Também há uma preocupação do Elo7 em informar os empreendedores sobre a situação atual do mercado, daí a realização de pesquisas mensais anuais. E, para fortalecer ainda mais o elo entre lojistas, colaboradores da plataforma, e compradores, o Elo7 criou a campanha #façasuaparte, convidando seus clientes a repensarem o consumo e priorizarem a compra de produtos comercializados dentro do marketplace. Carlos Curioni, CEO do Elo7, afirma que “é extremamente importante disponibilizar ferramentas para que empreendedores consigam garantir sua fonte de renda, ou ter um complemento durante este período difícil que estamos enfrentando. Com isso, não só os incentivamos, mas também geramos um fluxo de consumo que ajuda a alavancar também a economia, visto que, neste momento, precisamos focar no apoio mútuo e na busca por soluções”.

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

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