Empreendedorismo, economia e negócios

93% dos trabalhadores do Sudeste têm medo relacionado à saúde e finanças em meio à pandemia

Pesquisa com cerca de 4 mil empregados, em todo Brasil, evidencia as sensações mais frequentes
e os principais desejos após a pandemia

Novo levantamento realizado pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, traz um retrato do comportamento do trabalhador do Sudeste e visa entender como está o sentimento das pessoas em meio a quarentena. A pesquisa foi realizada com mais de 4 mil usuários de seus benefícios, como o Ticket Restaurante e o Ticket Alimentação, em todo o Brasil, entre os dias 24 e 27 de abril.

O estudo também permite comparar informações com outras coletas de dados, implementadas de 20 a 22 de março e de 3 a 5 de abril, e que permitiram verificar as mudanças na adoção do teletrabalho. De acordo com os estudos, o número de profissionais do Sudeste que declararam estar em home office diminuiu 14 pontos percentuais no comparativo com o levantamento realizado no início de abril. Naquela ocasião, 73% dos trabalhadores indicaram estar operando de maneira remota; hoje, são 59%.

Já no comparativo com os dados de março, a diferença é de apenas 6 pontos percentuais, passando de 65% no primeiro levantamento para 59% no momento atual. Isso mostra que as políticas de home office passaram por uma curva com pico de atividade remota no início de abril.

A possibilidade de encontrar com amigos da empresa (21%) ou pessoais (16%) na hora do almoço foram os destaques em relação ao que os trabalhadores sentem falta com relação à alimentação fora de casa. Também foram ressaltados a maior diversidade de pratos disponíveis (20%) e a praticidade e rapidez na pausa para se alimentar (19%), além da maior facilidade de manter uma refeição mais equilibrada proporcionada pelos restaurantes (18%). Oportunidades de networking (3%) e a chance de conhecer pessoas novas (3%) foram outros aspectos indicados.

Felipe Gomes, Diretor – Geral da Ticket (Divulgação)

“Para a imensa maioria dos trabalhadores que participaram da pesquisa, comer fora de casa no intervalo do trabalho é um fator importante para a saúde mental. Foram 91% os que relataram sentir falta do relacionamento durante às refeições realizadas fora de casa. Uma refeição saudável inclui um prato de comida balanceado, mas vai muito além disso. Também está relacionada ao impacto psicológico que o momento da refeição tem na vida das pessoas”, avalia o Diretor-Geral da Ticket, Felipe Gomes

O levantamento ainda indica uma mudança de perfil nos hábitos de consumo: 67% dos respondentes disseram que pretendem manter a prática de realizar compras por meio de delivery em supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos, depois de passada a pandemia do novo coronavírus. “Essa mudança no perfil de consumo já estava em curso em todo o mundo, mas seu desenvolvimento foi acelerado, em razão dos acontecimentos mais recentes que levaram à necessidade de isolamento social. A pandemia deixou ainda mais evidente o poder da transformação digital, exigindo resiliência e capacidade de adaptação imediata de pessoas físicas e jurídicas. De toda forma, esta é uma mudança que deverá se consolidar no futuro, passada esta crise”, ressalta Gomes.

A maioria dos respondentes (46%) atua no segmento de serviços. Também participaram profissionais da indústria (19%), do comércio (13%), da saúde (12%), da área pública (7%) e empresários ou profissionais autônomos (2%).

Trabalhador está pessimista com relação à pandemia

O estudo também permite inferir a percepção emocional do trabalhador brasileiro em meio a quarentena. Aos serem questionados sobre os sentimentos mais presentes nesse momento, as emoções mais relatadas foram preocupação (17%), que podem desfrutar mais a companhia das pessoas com quem moram (10%), medo (9%), esperança (9%), confiança (8%), saudosismo (8%), estresse (6%), tédio (6%), insegurança (6%), otimismo (5%), calma (4%), depressão (3%), solidão (3%), organização (3%), criatividade (2%), coragem (2%).

O maior sentimento de perda durante a quarentena é justamente aquele relacionado com o convívio com outras pessoas: a primeira coisa que os trabalhadores desejam fazer assim que o período de isolamento social acabar é visitar amigos e familiares (26%), recebê-los em casa (17%) ou marcar encontros fora de casa (10%). Os trabalhadores também sentem falta da liberdade para visitar lugares que lhes proporcionem contato com a natureza (como parques, trilhas e cachoeiras), fator destacado por 12% dos entrevistados; ir à academia ou praticar atividades físicas fora de casa (10%), passear no shopping (9%), viajar (9%) ou participar de festas e eventos (5%).

A pesquisa também apurou os principais receios dos trabalhadores em relação ao momento atual. Para 25% dos respondentes, a preocupação premente é com relação à possibilidade de agravamento da crise financeira no País, ou ficar afastado do trabalho e ver a renda familiar ser reduzida (11%). O medo de ver a família atingida pela doença também preocupa a 25% dos entrevistados, assim como a possibilidade de enfrentar a morte ou o luto (20%), ou não conseguir atendimento médico (12%).

Carlos Ferri

Carlos Ferri mora em Sydney Austrália, empresário, fundador e CEO da Zapala Corp, uma holding multinacional composta por empresas na área de tecnologia, educação, marketing e serviços, com bases na Austrália, Cingapura e Brasil. Ferri é Presidente do Lide Austrália e foi eleito Empreendedor do Ano em Sydney e é considerado um dos top 6 empreendedores da Australia.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.