Empreendedorismo, economia e negócios

Pandemia: cinco lições que o líder deve aprender com a crise

Veja abaixo dicas de Andrea Iorio, palestrante, escritor e empresário que trouxe o Tinder ao Brasil e que possui mais de 10 anos de experiência em multinacionais de tecnologia

A pandemia com o novo coronavírus mostrou a todos que não é possível ter controle de tudo. A única certeza que se tem em relação ao futuro é que o amanhã vem aí. Como ele será? Não se sabe. Cenários imprevisíveis deixam as pessoas sem rumo e, às vezes, em completo destempero. É normal: o ser humano, quando nem tudo segue o caminho planejado, foge ou congela diante do medo.

O mesmo acontece com o líder, ainda que tenha cara de durão. Mas, como a teoria da evolução mostra, o medo é um importante fator de sobrevivência e resolução.

Veja abaixo cinco dicas do palestrante Andrea Iorio sobre como o líder deve agir para não congelar diante desse medo, mas sim reagir à intensidade da crise.

1. Nutrir mente de principiante: O conceito é, basicamente, pensar como um iniciante, desprevenido e ingênuo. Ou ainda melhor, como crianças que observam o mundo sem preconceitos ou “vícios de olhar”. Elas jamais pressupõem que já sabem disso ou aquilo, mas sim, simplesmente, questionam e experimentam para aprender.

É assim que o líder deve encarar os novos desafios: em vez de achar que já entendeu tudo, que aprendeu tudo em seus anos de mercado e que sabe lidar com algo que é novo para todo mundo, resgate a curiosidade infantil de sempre ver o cenário com novos olhos. Adotar a mente de principiante faz com que tenhamos mais espaço para o conhecimento, desaprendendo e reaprendendo conforme as novidades se mostrem aos olhos.

Atente-se ao presente sem sentir a necessidade de buscar um sentido para os acontecimentos e suas consequências – ainda mais por ora, diante da imprevisibilidade do “novo normal”. Você não vai encontrar as respostas, simplesmente porque elas estão no futuro, e ele ainda não chegou. E, para não sofrermos como um “expert” – que vê o mundo desmoronar ao perder todas as referências que, até então, eram dadas como certas -, precisamos mesmo “acreditar que as peças vão se encaixar” no futuro.

2. Marchar e arrumar a cama todos os dias: O líder deve ter atitude maker, ou seja, a habilidade de executar sempre, por mais que seja tentador ficar só no campo das ideias, estratégias e planos cheios de firulas. As microações tangibilizam os progressos. Se a marcha diária for clara, ainda que muito simples como ligar para cinco clientes, escrever um e-mail importante ou até lavar a louça em casa, após o almoço, você poderá se recompensar se a meta for alcançada e dormir com a sensação de dever cumprido! Por sua vez, se sua marcha não for clara, você vai, vai, vai… e só se cobra por não ter chegado em lugar nenhum.

Portanto, arrume sua cama: pequenas coisas que podem mudar a sua vida. Esse é o título do livro escrito pelo almirante William McRaven. Em um trecho, ele diz: “se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E, se por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para sua casa e encontrará a cama arrumada, que você arrumou, e ela lhe dará o incentivo de que o amanhã será melhor.

3. Vir, ver e vencer: Quando se está no mar, não dá mais para olhar de onde se saiu. De fato, são águas passadas. Desejar o futuro é um direito, mas conquistá-lo depende de habilidades enquanto marinheiros. O que passou, enquanto aprendemos a remar, serviu para nos trazer até esse ponto, e podemos ficar gratos por toda a experiência. Mas novos mares exigem novas e rápidas decisões.

Hoje, as pessoas estão acostumadas a tomar decisões de negócio como se estivessem dirigindo um carro olhando pelo retrovisor, ao invés de olhar para frente. Mas, calma, não há problema em consultar o passado. O verdadeiro problema está em depender dele para interpretar o presente. Desapega: isso não vai mais funcionar.

A crise de 2020 com o novo coronavírus é igual a um carro acelerando fora do controle e o motorista é o líder, é cada um de nós, cada qual a seu modo. Pela simples impossibilidade de controlar todas as variáveis, temos a sensação de não poder tomar decisões que nos preparem para o futuro. É preciso na vida ter coragem para entender e acreditar que incerteza e imprevisibilidade não significam, necessariamente, risco. E também ter coragem para desapegar das previsões e, livre das amarras do passado, se preparar para o que está por vir – o que quer que isso seja.

4. Mudar a forma conforme o desafio: O ser humano está acostumado a adaptar às circunstâncias ao que se quer delas e não o contrário. É assim que as circunstâncias se revoltam contra nós, por não aguentarem mais. É preciso perceber, com urgência, que, na ausência de controle, somos nós que devemos nos adaptar às circunstâncias do mundo, e não o contrário.

O mundo é grande, variado, interconectado, complexo, com correlações escondidas e efeitos de rede, em que “o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um tornado no Texas”, parafraseando o Edward Lorenz, que com essa metáfora trouxe para o mundo a teoria do caos. Ela diz que uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Nossa adaptação precisa ser proporcional à intensidade da crise. E nem precisamos acrescentar que esta atual é enorme, né?

5. Treinar o músculo do amor: A imprevisibilidade do futuro traz consigo uma crise de significado sobre o que é ser humano, e ainda mais sobre o que ser líder. Está todo o mundo olhando para você. Ninguém pediu por isso, e também não se pode suplicar ao tempo que pare as máquinas do mundo porque queremos descer! Mas sabe o que dá para fazer? Levantar a mão e dizer aos times: “eu me sinto assim também”.

Os resultados de se abrir (e acolher) são surpreendentes. Sabe por quê? Porque as pessoas se sentem assim também, e vocês estão todos no mesmo nível, mesmo que com cargos diferentes. Chega de hierarquia: somos todos iguais, humanos.

Não tema a dor, mesmo porque, ainda com os aprendizados, reflexões e novas consciências, não significa que sairemos todos melhores e mais felizes da crise de 2020. Não se engane: momentos duros virão e vamos ter de processar o luto pelo tempo perdido como iguais. Para navegar por essa fase do “pós”, o mar aberto e desconhecido, precisamos de resiliência.

Sobre Andrea Iorio: O escritor e palestrante é graduado em Economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália) com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA). Seu nome é hoje uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e potencialização de novos negócios no Brasil, fincando sua expertise entre os principais palestrantes da atualidade. Sua trajetória profissional inclui grandes posições e experiências, Iorio já atuou como diretor do Tinder na América Latina por 5 anos, e como Chief Digital Officer na L’Oréal no Brasil. Autor de “6 competências para surfar na Transformação Digital” e “O Futuro não é mais como antigamente”.

Lica Gimenes

Colunista social de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.