Empreendedorismo, economia e negócios

Transformação digital no Brasil é questão de sobrevivência

Diante da pandemia, especialista aponta 5 motivos para empresas investirem ainda mais em tecnologia

Qualquer tentativa de minimizar o impacto que o covid-19 causou no mundo dos negócios, na economia global e local, no comportamento das pessoas e na perspectiva de futuro deve ser classificada como um grande equívoco, “um retorno a fevereiro”, quando se achava que existia uma epidemia na China, e quando muito atingiria alguns países europeus, como a Itália. Hoje, o novo coronavírus atinge 212 países e territórios. O mundo terá de se adaptar a um “novo normal”. A transformação digital, que antes da pandemia avançava a todo vapor em países como Estados Unidos, Singapura, Noruega, Suécia, Suíça e Dinamarca, agora é encarada como questão de sobrevivência até mesmo em economias em crise, como a brasileira.

Na opinião de Adriano Filadoro, especialista em TI e diretor-presidente da Online Data Cloud, “a maior transformação digital nos dias de hoje se chama covid-19. Ou as empresas aprendem com o que está acontecendo, ou estão fadadas ao fracasso”. Segundo o executivo, o novo coronavírus já acena com pelo menos CINCO motivos para as empresas concentrarem investimentos em tecnologia.

1) Home office incorporado à rotina das empresas sempre que possível. “Poucas eram as empresas brasileiras que valorizavam o trabalho remoto, realizado na casa do colaborador, antes da pandemia mandar todo mundo se recolher. Muitas foram pegas desprevenidas, por não terem dado atenção devida à digitalização de inúmeras informações estratégicas, matéria-prima para as áreas comercial e administrativa. A partir de agora, com certeza essa será uma das primeiras iniciativas a serem tomadas. Outro recurso importante é o investimento em desktops virtuais. Essa solução permite ao colaborador acessar o ambiente da empresa com todas as aplicações existentes. Ou seja, mesmo trabalhando remotamente, é como se ele estivesse em sua mesa de trabalho, com todos os dados de que precisa para dar continuidade a suas atividades de rotina. Quando o isolamento chegar ao fim, ainda assim é prudente deixar desktops em nuvem, em compasso de espera, para que sejam ativados de acordo com a necessidade”.

2) Aumento expressivo no e-commerce. “Quatro semanas depois do início da quarentena, empresas anunciavam aumento de vendas online entre 26% e 40%. Pesquisas apontam que três em cada dez pessoas fizeram sua primeira compra online durante o período de isolamento social. Até mesmo serviços que já contavam com infraestrutura para vendas em sites e aplicativos se viram com uma demanda tão aumentada que foi necessário fazer upgrades às pressas. Quem não foi rápido o bastante para atender novos clientes, sentiu perda de competitividade. Nesse sentido, nunca antes o comportamento do cliente foi tão analisado. As empresas estão cada vez mais atentas à experiência do consumidor, avaliando suas preferências, o que influencia sua tomada de decisão e, inclusive, o que motiva a troca de um serviço/produto por outro. Um dos pontos altos da transformação digital passa obrigatoriamente por conhecer o consumidor em detalhes, se concentrando naquilo que ele necessita e deseja”.

3) Lives como resposta rápida a uma demanda reprimida. “É fundamental observar bem os movimentos do mercado global, encarando os disruptores com curiosidade. Em última instância, eles indicam uma oportunidade de mudança. Foi o que aconteceu com as lives. O segmento do entretenimento soube reagir rapidamente à impossibilidade de cumprir com as agendas de shows, optando por um formato que evita aglomerações, reconforta e entretém quem está em isolamento, lança mão de campanhas sociais (arrecadação de alimentos, doações por aplicativo de pagamento etc.) e ainda consegue emplacar patrocinadores. Por trás dessa iniciativa, uma infraestrutura tecnológica viabiliza o evento e garante estabilidade durante a transmissão para milhares de pessoas. Esse exemplo foi tão bem-sucedido que serviu de ponto de partida para outras iniciativas. Hoje, comediantes, palestrantes, professores, empresários, dentistas e médicos fazem lives. A intimidade criada com o público-alvo é tão grande que já é possível dizer que as lives fazem parte do ‘novo normal’. Elas são prova de que o que se vende é mais que um serviço, é a experiência de resolver tudo mais rápida e convenientemente. Isso se aplica a muitos negócios. Sendo assim, é preciso dedicar algum tempo para entender as quebras de paradigmas que estão ocorrendo e definir estratégias”.

4) Educação a distância como alternativa de ensino. “Com praticamente todos os estudantes do mundo impedidos pelo novo coronavírus de frequentar uma sala de aula, escolas tiveram que rapidamente encontrar caminhos para além de antecipar férias escolares. Decididos a não dar o ano letivo por perdido, muitos gestores têm implantado sistemas de ensino a distância – ainda que as queixas sejam muitas. Mas, entendendo a urgência e a gravidade da situação, é possível prever que o Brasil vai dar um passo bastante importante em relação ao aprendizado remoto. Não apenas no uso de plataformas online, mas também de recursos como podcasts, atendimento via WhatsApp, ou ainda aulas para pequenos grupos em ferramentas de comunicação como Skype e Zoom, entre outros. Essa iniciativa ainda terá de enfrentar um grave déficit. De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, um em cada três brasileiros com 10 anos ou mais não tem acesso à rede mundial de computadores. Esse percentual é constituído principalmente por pessoas das classes C e D, além de habitantes das zonas rurais. Corrigir isso certamente exigirá um esforço tecnológico gigante nos próximos anos”.

5) Maior uso da nuvem computacional. “Com tanto conteúdo gerado, será preciso criar ainda mais espaço de armazenamento em nuvem a partir de agora. Ao invés da hospedagem tradicional de TI, a multicloud (vários serviços em nuvem) desponta como uma necessidade. Se antes já era considerada uma grande tendência para 2020, no mundo pós-covid-19 será praticamente um investimento obrigatório para muitos negócios. As empresas deixam de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e serviços são armazenados e gerenciados, e passam a contar com uma gama maior de fornecedores. Essa é uma iniciativa de relativamente baixo custo que representa maior flexibilidade, inovação e inclusive conformidade regulatória. Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios e que tem muito ainda que se desenvolver em termos de transformação digital. Mas é um caminho sem volta, já que uma das virtudes da multicloud é desbloquear agilidade, eficiência e economia de custos sem precedentes”.

Fonte: Adriano Filadoro é especialista em Tecnologia da Informação e diretor-presidente da Online Data Cloud – consultoria de TI que há 26 anos ajuda clientes de médio e grande porte no gerenciamento de seus sistemas em nuvem. http://www.onlinedatacloud.com.br

Carlos Ferri

Carlos Ferri mora em Sydney Austrália, empresário, fundador e CEO da Zapala Corp, uma holding multinacional composta por empresas na área de tecnologia, educação, marketing e serviços, com bases na Austrália, Cingapura e Brasil. Ferri é Presidente do Lide Austrália e foi eleito Empreendedor do Ano em Sydney e é considerado um dos top 6 empreendedores da Australia.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.