Empreendedorismo, economia e negócios

Como vender à distância em tempos de isolamento social

Gi BPO, especializada em terceirização do processo de negócios, dá dicas de uso criativo das ferramentas digitais

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, está levando as empresas e os consumidores para um novo rumo. Os lojistas e empresários que não atuam nos chamados serviços essenciais estão precisando reinventar e aprender novas formas de fazer negócios, para atingir o seu público alvo e manter os negócios. “Para casos em que não se pode estar próximo do cliente, a solução é usar e abusar das ferramentas de networking com criatividade. E nesse momento, usuários de plataforma digitais estão em peso gerando interação”, afirma Julio Bastos Vitória, gerente nacional de vendas da Gi BPO, divisão de outsourcing de processo de negócios e de mão de obra terceirizada, da multinacional de recursos humanos Gi Group.

Como fazer a prospecção à distância, chamando a atenção do decisor em empresas?

O gerente de vendas da Gi BPO listou algumas dicas estratégicas:

Julio Bastos, gerente nacional de vendas da Gi BPO

Saia do lugar comum – Buscar novas alternativas comerciais e fazer algo diferente pode ser caminho para continuar entregando seus produtos e serviços e manter as metas.

Um bom exemplo disso são grandes redes de magazines que estão abrindo sua plataforma de e-commerce para que pequenos varejistas montem seus ambientes de venda online. Com isso, as lojas, que antes atuavam apenas fisicamente, podem acelerar o processo de digitalização e gerar receita. Enquanto essas grandes redes de lojas, que têm eletroeletrônicos e móveis como carros-chefes, podem diversificar o portfólio de produtos e expandir área de atuação da sua plataforma virtual ao realizar uma parceria comercial sem igual com os varejistas de diferentes segmentos, com conhecimento de mercadoria e local de atuação.

Apesar de atuar nos serviços essenciais, os supermercados e algumas pardarias estão incrementando as vendas com shoppers, pessoas que recebem pedidos e providenciam as compras para os consumidores.

Aposte nas ferramentas de comunicação – Aplicativos simples de comunicação, como Whatsapps, servem como excelentes canais de venda e fidelização de cliente.
Pelo aplicativo de mensagens instantâneas, é possível contatar os consumidores para informar sobre as novidades enviando fotos, descontos exclusivos, promoções e ainda reservar os produtos escolhidos e entregar no domicílio.

Prospecção pelas redes sociais – Pelo Facebook e LinkedIn pode-se mapear o público alvo, empresas que fazem parte do target, ver e desenvolver conteúdos relevantes para os negócios, e até mesmo para abordar e se aproximar das pessoas que deseja se conectar.

Algumas posturas são necessárias, como evitar o envio aleatório de convites ou convites em massa, evitar o uso da ferramenta como forma de “paquera” e ficar bisbilhotando usuários.

Analise as curtidas, conteúdos, posicionamentos e gatilhos de oportunidades.

É importante ir com calma, sem ansiedade para fechar o negócio ou um fazer um network baseado em interesse. Inicie a interação enviando a primeira mensagem chamando a atenção a algo observado, por exemplo, postagens da empresa a qual o interlocutor representa, reportagens curtidas ou comentadas, assuntos da atualidade, o importante é sempre observar e não apenas enviar um e-mail ou pedido de conexão no LinkedIn sem gerar uma proximidade e interesse mútuo.

Campanhas online – Ações de marketing pela Internet promocionais com pegadas solidárias, ajuda a chamar atenção e conquistar os consumidores.

É o caso da campanha de indústria de cerveja anunciando a venda de vouchers pelos aplicativos que dão direito ao consumo futuro, para apoiar os bares e restaurantes. Ou ainda venda de vouchers que dão direito a acesso a baladas, shows e espetáculos após a quarentena.

“Mais do que nunca, o varejo precisa procurar novos meios de se manter. Esse aprendizado está ocorrendo rápido, sem tempo para projetos pilotos e sem margem de erro”, observa o executivo. “E em tempos de coronavírus, as parcerias e o reconhecimento de marcas que fazem de seu nome o seu produto principal ganham bastante significado”, conclui.

www.gigroup.com.br

Carlos Ferri

Carlos Ferri mora em Sydney Austrália, empresário, fundador e CEO da Zapala Corp, uma holding multinacional composta por empresas na área de tecnologia, educação, marketing e serviços, com bases na Austrália, Cingapura e Brasil. Ferri é Presidente do Lide Austrália e foi eleito Empreendedor do Ano em Sydney e é considerado um dos top 6 empreendedores da Australia.

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Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

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