Saúde, Beleza e Estética

5 cuidados essenciais para manter a saúde dos fios durante a temporada de frio

De acordo com Ana Paula Rizzi, instrutora do curso de cabelereiro do Instituto Embelleze, realizar uma hidratação periódica, enxaguar as madeixas com água morna e evitar usar o secador em excesso são algumas atitudes que ajudam a manter o brilho e saúde dos fios durantes as estações mais frias do ano. Confira as demais dicas!

Há poucos dias do outono, é hora de inserir uma nova rotina de cuidados com os cabelos. “As madeixas pedem tratamentos diferentes a cada estação, isso porque as condições climáticas interferem diretamente na saúde e aparência dos fios”, relata a

instrutora do curso de cabelereiro do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza, Ana Paula.

Segundo a profissional, os grandes vilões desta época do ano são o secador e a água quente. “Ambos são prejudiciais aos fios, mas acabam sendo bastante utilizados durante o Outono/Inverno”, conta. Mas não há motivo para pânico! Alguns cuidados simples ajudam a manter os cabelos cheios de brilho e saudáveis mesmo na temporada de frio. Ana Paula preparou cinco dicas que vão auxiliar nesta tarefa. Veja a seguir!

BALDE DE ÁGUA FRIA

Enxaguar o cabelo com água muito quente agride o couro cabeludo, que acaba produzindo oleosidade para se defender. “A temperatura elevada vai deixar a raiz bem oleosa e ao mesmo tempo ressacar os fios”, explica.

Se o frio impede de tomar um banho morno, o ideal é deixar a água um pouco mais gelada na hora de enxaguar o cabelo. “Um truque para descobrir se a temperatura da água está muito elevada é verificar se o espelho do banheiro está todo embaçado. Se tiver, é preciso abrir um pouco o chuveiro”. De acordo com a instrutora do Instituto Embelleze, a temperatura da água não deve ultrapassar os 40°.

SECAGEM NATURAL

Sempre que possível, o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente! “O uso em excesso do secador resseca os fios”, conta a profissional.

Mas se não tem jeito e o secador precisa ser utilizado com frequência, é preciso seguir algumas instruções para que os fios não saiam prejudicados. “Utilizar finalizadores com proteção térmica, optar por produtos com silicone e nunca encostar o aparelho nos fios são atitude que ajudam a manter a saúde das madeixas”, explica.

MUITA HIDRATAÇÃO

Água quente e uso constante do secador pedem uma hidratação potencializada. “A hidratação vai ajudar a manter o brilho e a saúde dos fios e deve ser feita periodicamente”, explica a instrutora.

Segundo a profissional, a hidratação rotineira pode ser feita em casa, com produtos adequados e compatíveis com cada tipo de fio. Mas ao menos uma vez no mês é necessário ir ao salão para um cuidado mais profissional. “A hidratação caseira é ótima e precisa ser feita ao menos duas vezes por semana, mas o tratamento no salão costuma ser mais potente e é ideal para recuperar todo o brilho dos fios”, aconselha

Para quem não tem muito tempo disponível para este tipo de cuidado, vale uma dica: “Hidratantes noturnos, que agem enquanto dormimos, são bons aliados na recuperação dos fios”, indica.

MENOS ACESSÓRIOS DA CABEÇA

Fashion e estilosos, gorros, boinas e chapéus são bastante utilizados nos looks de inverno. Porém, se usados em demasia podem contribuir para o aumento da oleosidade do couro cabeludo. “Esses acessórios retêm umidade, esquentam o local e impedem a respiração adequada do couro cabeludo”, explica a profissional.

Para quem não abre mão dos acessórios, Ana Paula indica optar por peças que não façam pressão ou apertem demais a cabeça; além de não utilizar o item por muitas horas seguidas.

 LAVE O CABELO NORMALMENTE

Em dias muito frios é comum que a lavagem do cabelo fique para depois, porém esta é uma atitude que pode prejudicar os fios. “O cabelo sujo produz mais oleosidade no couro cabeludo, além de estimular coceiras e quedas dos fios”.

A profissional indica lavar o cabelo a cada dois dias, se os fios forem secos; e dia sim outro não, se forem oleosos. “O importante é não dormir com o cabelo molhado ou sair com ele úmido. A umidade pode causar fungos e bactérias, além de estimular a queda dos fios”, finaliza.

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar