Saúde, Beleza e Estética

A importância do luto e a formas de passar pela perda de entes queridos quando não podemos estar presentes

Profa. Dra. Terezinha A, de Carvalho Amaro*

Centro Universitário FMU

Estamos em tempos de crise e vivendo a solidão de nossas incertezas e preocupações, mas ao mesmo tempo, junto a uma coletividade que caminha na esperança de soluções e perspectivas de futuro. Todo este cenário ocasionado pela brusca incidência do novo coronavírus (covid-19). Sua ocorrência e o crescente número de mortes no mundo levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a denominar de pandemia em 11 de março de 2020 (World Health Organization, 2020). Tal fenômeno tem desestabilizado a vida de diversas pessoas mediante um mundo anteriormente previsível.

Desta forma, convivemos temporariamente com o isolamento e o distanciamento social necessário para evitar a propagação do contágio. Além disso, vivenciamos as perdas de parentes e amigos, de trabalho, de relacionamentos, escolas e universidades, perdas econômicas e entre tantas outras.

Freud, citado por Dunker (2018) em sua obra Luto e Melancolia, assinala a importância de um trabalho de elaboração e que é preciso passar por um conjunto de ações psíquicas que terminem por integrar no interior do eu simbolicamente, aquele e aquilo que foi perdido. O luto termina com essa integração e produz uma abertura de novas possibilidades para se relacionar, se vincular e seguir seu caminho. De acordo com Parkes (1987), grande autoridade na área do luto no mundo citado por Kóvacs (1998), essa fase se evidencia como uma importante transição psicossocial, com impacto em todas as áreas de influência humana. Em seus estudos dos conceitos básicos sobre o tema muitos verificam como as perdas afetam estruturas de significado na vida.

O luto se evidencia de várias formas, mas a maior e mais devastadora está na perda de entes queridos. Como lidar com a morte quando não podemos estar junto a pessoas próximas e que fizeram parte da nossa vida? O poeta e escritor Carpinejar (2020) faz uma reflexão de que se você não viu a pessoa ser enterrada, não teve a experiência visual para fechar a dor. E terá sempre a sensação de que aquela pessoa vai tocar a campainha, bater a porta a qualquer momento.

Assim, pensar em um sentido para a perda de um ente querido requer um esforço desmedido de elaboração. Cada um de nós tem uma maneira de reagir, de experienciar a dor. Necessário prestar atenção nos sentimentos despertados como por exemplo, de raiva, tristeza, culpa, medo, hostilidade, desespero e escutá-los pode ser uma direção para compreender e ressignificar a sensação de vazio gerada. Na verdade é um aprendizado, um processo de reconstrução, de significado do luto. Parkes (1987) também descreve que o luto é o preço do amor, se esta fase existe é porque houve amor, vínculos estabelecidos, afeto, trocas e história de vida compartilhada.

Para Hisatugo (2020) as preocupações e a necessidade de suporte em redes de apoio são essenciais, ou seja, alguém para escutar, para estar ao lado. Entretanto para muitas outras pessoas o processo de luto pode ser ainda mais difícil e ocasiona sofrimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Procurar uma ajuda profissional como de um psicoterapeuta pode ser benéfico neste momento.

Mediante estes contextos, importante dizer sobre os rituais que são universais e que fazem sentido com a história que cada um viveu com o ente querido que se foi. A história da humanidade traz muitas formas de lidar com a dor e viver o luto por meio de rituais estabelecidos em diversas culturas e de acordo com suas crenças e raízes. Leaky (1997), citado por Souza & Souza (2019), descreve que há registros arqueológicos sobre rituais fúnebres desde a Pré história e a notável consciência dos povos sobre a preocupação com a finitude por meio do cuidado ritualizado com seus entes queridos.

Atualmente em função do perigo do contágio, as cerimônias tradicionais não são possíveis e as pessoas não podem participar dos últimos momentos da pessoa querida. Deste modo, se faz necessário a flexibilização de novos ritos simbólicos. Pensar em rituais por nós criados como forma de homenagear, é uma maneira de demostrar amor e compaixão. Um exemplo de ritual tem sido feito por pessoas que pedem a funerária para passar em frente as suas casas, batem palmas e cantam. Formas individuais de homenagear, podem ser traduzidas por orações que expressem o amor na relação com qualquer fé, acender uma vela, cozinhar algo que a pessoa gostava, escrever uma carta, e entre tantas outras que podem ser criadas.

Além disso, as formas remotas e coletivas de despedida tem sido bem vindas por meio de uma rede socio afetiva que envolva a família, familiares e amigos para expressar seus sentimentos com mensagens, escrever e ler um texto, fazer um vídeo, plataformas digitais ( família e amigos marcam dia e horário para uma cerimônia de forma solidária) e os memoriais online para manifestação de todos que viveram e tiveram momentos com a pessoa falecida e querem compartilhar as emoções e os pensamentos.

O essencial para os que ficam está na reflexão de não ter culpas, arrependimentos, magoas com a vida. Momentos de ansiedade e depressão devem ser substituídos por encontrar uma esperança a cada dia. Rodrigo Luz (2020), da Fundação Elisabeth Brasileira Klüber-Ross, salienta que a pessoa é muito mais que a morte dela. Ela é todas as coisas que ela fez, sentiu, viveu e você fez parte disso em muitas dessas ocasiões. A saudade sim, esta é bem vinda, porque registra o que foi vivido de bom, do vínculo, do afeto e da relação.

Para finalizar, olhar, sentir, acolher, pensar, diante a perda de um ente querido reúne os ingredientes mais sublimes para se fazer uma cerimonia, criar um ritual digno e confortante para todos.

* A Profa. Dra. Terezinha A. de Carvalho Amaro, está à disposição para entrevistas sobre o tema

Referências:

– Carpinejar F. (2020, julho 5). Os 60 mil não são mortos e sim desaparecidos. In: Bergamo M. Folha ilustrada, Jornal Folha de Paulo – São Paulo.

– Dunker, C. (2018). Como acontece o luto? Falando nisso (canal)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0Kz7jsXo6B4

– Hisatugo, C.L.C. (2020). Uma conversa importante sobre a vida e a morte em tempos de Coronavírus. Disponivel em: http://lnkd.in/ehDZnDp

– Leakey, R. (1997). A origem da espécie humana. Ed Rocco, Rio de Janeiro. In: Souza C. P. & Souza A. M. (2019). Rituais fúnebres no processo de luto. Psic.: Teor. e Pesq. vol.35, Epub, Brasilia. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e35412

– Luz, R. (2020). Para lidar com a falta de velório para vitimas de covid 19, psicólogo sugere ritual de despedida. Disponivel em: http://radioagencianacional.ebc.com.br/saude/audio/2020-04/para-lidar-com-falta-do-velorio-para-vitimas-da-covid-19-psicologo-sugere-ritual

– Parkes, C. M. (1987). Research: Bereavement. Omega: Journal of Death and Dying, 18, 365- 377. In: Kóvacs, M.J. Desenvolvimento da Tanatologia: estudos sobre a morte e o morrer. São Paulo-SP. Disponível em: http://www.scielo.br/paideia

– World Health Organization. (2020). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 – 11 March 2020. Geneve: Author. Retrieved from http://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19—11-march-2020 [ Links ]

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.