Saúde, Beleza e Estética

Gestantes e cuidado pessoal

Especialista dá dicas para cuidar do corpo durante e depois da gravidez

Sabe-se que a chegada de um bebê, além da alegria e emoção de estar gerando uma vida, também traz inúmeras mudanças para a mamãe. Não apenas sobre a rotina durante e depois da gestação, mas também do corpo da mulher, já que todo o seu organismo muda quando está passando por uma gravidez.

A barriga, com certeza, é a parte do corpo que mais preocupa as gestantes, já que vai passar por mais transformações durante os próximos noves meses. Para acompanhar o crescimento da criança, a pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada. Além disso, nota-se mudanças no peso e aumento das mamas.

Para algumas, todas essas mudanças podem parecer assustadoras, mas segundo a Dra. Meliza Moutinho, cirurgião plástica, não há motivos para se preocupar. “Este é um processo natural e o corpo feminino está preparado para retornar ao que era antes. No entanto, é preciso ajudá-lo. Tomar alguns cuidados para se prevenir de qualquer desconforto que possa abalar a sua autoestima é essencial.”, conta. Por isso, a cirurgiã separou 7 dicas para você cuidar do corpo durante e depois da gravidez. Confira:

1 – Cuidado com o peso

Fique de olho na balança durante a gestação. É importante saber que sobrepeso traz diversos problemas na pele como estrias, flacidez e que depois será ainda mais difícil voltar ao peso de antes da gravidez. Então quanto menos engordar, menor será o desgaste para o seu corpo e o esforço depois .

2 – Hidrate-se

Lembre-se de beber muita água e hidratar a pele com cremes próprios para o período de gestação. Eu gosto muito dos que têm centella asiática .

3 – Use cinta

Elas são ótimas durante a gestação e também devem ser utilizadas depois do parto para ajudar no retorno da musculatura e da pele .

4 – Tenha paciência

Muitas pacientes me procuram poucos meses depois do parto para algum procedimento cirúrgico, mas não adianta ter pressa. Você precisa esperar pelo menos um ano para perder peso e também equilibrar os hormônios, dar tempo para amamentação e etc. Lembre-se que você passou nove meses em uma mudança do corpo e não será em poucos meses que tudo vai se resolver.

5 – Pense antes de fazer mamoplastia

Você ainda não teve filho? Pensa em ter daqui 2 anos? Meu conselho: espere um pouco para ter um resultado melhor e mais duradouro. Porque em alguns casos (depende da técnica e caso da paciente) pode ter dificuldade para amamentar ou até ter flacidez depois da amamentação.

6 – Proteja-se!

Quem já tem problemas com melasma, deve evitar ainda mais o sol, usar muito protetor solar e também evitar alimentos inflamatórios, que aumentam o aparecimento das manchas .

7 – Procure um profissional qualificado

Antes de tomar qualquer decisão ou começar tratamentos que prometem milagres ou cirurgias que parecem menos invasivas, é importante ter uma avaliação de um profissional de cirurgia plástica para que ele possa indicar as melhores alternativas para o seu caso, que não é igual ao da sua amiga, irmã ou conhecida. Só um médico com experiência e conhecimento pode orientar para o melhor tratamento ou intervenção. Portanto, valorize a consulta, leve todas suas dúvidas e não esqueça de antes de marcar buscar referências do profissional e seu registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Sobre a Dra. Meliza Moutinho

CRM/SP 113.501 @dramelizamoutinho

Meliza Moutinho é formada em medicina pela Universidade Estadual do Pará e especializada em cirurgia plástica pela UNISANTA de Santos. Em 11 anos de carreira na medicina estética, já realizou cerca de 1800 procedimentos. Atualmente, além de realizar cirurgias nos mais renomados hospitais de São Paulo, também gerencia sua clínica particular, onde realiza procedimentos estáticos como drenagem linfática, harmonização facial, lifting. A clínica Meliza Moutinho está localizada na Avenida Queiroz Filho, 1560, na Vila Hamburguesa, Zona Oeste de São Paulo.

Site: http://www.melizamoutinho.com.br

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar