Saúde, Beleza e Estética

O que o aspecto do fio revela sobre as necessidades do cabelo?

Cabelos sem brilho, com volume excessivo ou quebradiços são indícios de que precisam de cuidados especiais. Para recuperar a saúde das madeixas é preciso analisar o aspecto do fio e identificar quais são as suas necessidades. A partir daí é possível definir qual será o tratamento mais indicado para o problema do fio. Para ajudar, o terapeuta capilar e parceiro Ricca, Pietro Trindade, indica os sinais e como combate-los.

FIOS SEM BRILHO E RESSECADOS

Fios sem brilho podem indicar falta de água na fibra capilar. “Quando ressecado, o cabelo embaraça com mais facilidade, forma nós nas pontas e tem um toque mais seco. Esses sinais indicam que está na hora de hidratar as madeixas”, esclarece Pietro.

Existem diversas razões para a falta de água nos fios, como vento, sol, excesso de água quente e elétricos, como pranchas e secadores. De acordo com o expert, para devolver a umidade aos fios a melhor alternativa é investir em hidratação, pelo menos, 2x por semana.

FIOS POROSOS E COM FRIZZ

Mechas porosas e com frizz são indícios de que o cabelo está com as cutículas abertas. “Esse problema favorece a perda diária de nutrientes e dificulta a penetração de produtos para tratamento”, comenta o parceiro Ricca e recomenda, “para reequilibrar a fibra capilar a dica é investir em máscaras de nutrição 1x por semana. Esse cuidado trará de volta a camada de lipídios, gorduras e vitaminas naturais do fio, fazendo com que as cutículas sejam celadas, proporcionando um visual mais alinhado.”

FIOS QUEBRADIÇOS E SEM VIDA

“Cabelos quebradiços, sem vida e sem textura definida podem ser tratados com produtos que devolvam os aminoácidos e proteínas da fibra capilar. Os causadores desses problemas nos fios são as químicas excessivas e instrumentos de calor, como pranchas e secadores”, explica o profissional. Para ajudar nesse sentido, Pietro sugere o uso de máscaras de reconstrução capilar para renovar as camadas internas do fio e a selar a cutícula capilar. Mas não se pode exagerar, “por ter uma ação mais potente, o tratamento deve ser feito apenas 1x a cada 15 dias, do contrário os fios podem ficar rígidos e quebrar com mais facilidade”, finaliza o especialista.

Lica Gimenes

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar