Notícia Saúde, Beleza e Estética

Unimed é uma das companhias mais bem avaliadas pelo público durante a pandemia da COVID-19

Instituição é citada pelas consultorias Reptrak Company, HSR e Innovation Center entre as empresas cujas atuações tiveram maior impacto positivo sobre suas reputações

A Unimed é uma das companhias mais bem avaliadas pelo público no combate à COVID-19, segundo três avaliações de marca realizadas pelas consultorias Reptrak Company, Innovation Center e HSR Specialists Researchers. As análises levaram em consideração a excelência das empresas em ações de cidadania e de prevenção voltadas a garantir o bem-estar dos brasileiros neste período em que o País convive com o desafio de atender pacientes infectados pelo vírus, testar casos suspeitos, garantir apoio a profissionais da linha de frente e assistir a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social.

O estudo feito pela Reptrak Company (antigo Reputation Institute) identificou os principais resultados da pandemia na reputação de setores da economia brasileira, com uma análise sobre ações que geraram o maior impacto positivo na visão de 1.415 pessoas, que avaliaram mais de 100 empresas distribuídas por 15 setores econômicos.

Quando observadas as iniciativas em resposta à pandemia, a Unimed é citada entre as instituições com maiores lembrança e impacto na reputação. O crescimento reputacional tem sido gerado por um posicionamento ativo em resposta à crise, ou seja, ações que, comunicadas de forma eficaz, têm gerado impacto positivo na percepção do público sobre a marca. O investimento em causas sociais e o comprometimento em manter emprego e renda dos colaboradores também são levados em consideração.

O Sistema Unimed é composto por 345 cooperativas presentes em 84% do território brasileiro, atendendo a 18 milhões de pessoas. E como é de se esperar, todas elas estão amplamente engajadas no combate à pandemia em ações das mais variadas. Entre elas, estão a distribuição de máscaras e EPIs gerais para os colaboradores envolvidos no combate direto e indireto à pandemia, apoio psicológico para os profissionais da linha de frente do atendimento a pacientes, a preparação de materiais orientativos à população, médicos cooperados, funcionários e clientes, criação de e-books e FAQs, arrecadação de alimentos para famílias carentes, campanhas de doação de sangue, testes rápidos para COVID-19 e equipamentos para hospitais locais.

Alguns exemplos:

• Uma parceria da Unimed Porto Alegre (RS) com o governo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas realizou um trabalho de testagem da população gaúcha visando estimar o percentual de infectados pelo novo coronavírus no estado. O levantamento, ainda em andamento, visa entender a evolução do vírus com o objetivo de oferecer direcionamentos para seu combate.

• Em Belo Horizonte (MG), a Unimed local já vem oferecendo a modalidade de consulta online para seus clientes de maneira muito bem sucedida, ao ponto de a Secretaria Municipal de Saúde da cidade solicitar o uso de seu sistema para, também, oferecer o serviço para os usuários do SUS

• Em Fortaleza (CE), a Unimed ergueu um hospital de campanha em uma semana ao lado do hospital principal da cooperativa na cidade. Conta com 720 metros quadrados e dispõe de 44 vagas de leitos de internação ou medicação, além de uma área de triagem para atender pacientes com suspeita de coronavírus. Para dar conta dos atendimentos, foram contratados 120 novos profissionais de saúde

• Em Maringá (PR), a Unimed local está confeccionando máscaras de tecido em parceria com outras cooperativas da região para serem distribuídas à comunidade local. Inicialmente, foram produzidas e entregues 20 mil máscaras, mas se projeta que este número chegue a 50 mil

• Em Juiz de Fora (MG), a Associação dos Funcionários da Unimed local, com o apoio da cooperativa, criou uma campanha para incentivar doações que serão revertidas na compra de cestas básicas, máscaras e kits de higienes, que serão doadas a entidades assistenciais da cidade

• A Unimed Sul Capixaba promoveu, em Cachoeira do Itapemirim (ES), uma campanha para que os colaboradores da cooperativa doassem sangue à Santa Casa e ao Hospital Evangélico da cidade

Além da Reptrak Company, o Innovation Center e a HSR Specialists Researchers, em suas respectivas pesquisas, também atestaram boas repercussões para atuação da Unimed durante a pandemia. No primeiro, o sistema de cooperativas de saúde foi citado entre as dez marcas que fizeram o melhor trabalho desde o surgimento da COVID-19 no País. Também foi incluída no ranking das empresas em que os respondentes gostariam de trabalhar, tendo em vista as iniciativas aplicadas. No segundo, figurou entre as 20 marcas com maior percepção positiva no Brasil no atual cenário, em um indicador que avaliou a lembrança espontânea da marca em ações voltadas ao combate à crise sanitária e sua associação com a imagem de “marca transformadora”.

“Em um momento de tantas incertezas como este, as pessoas naturalmente buscam se apoiar em marcas capazes de lhes amparar e auxiliá-las a superar as provações que nos estão sendo colocadas. Neste sentido, como uma instituição que tem em seus alicerces a preocupação com o cuidado das pessoas, devemos ter uma visão holística das comunidades em que nos inserimos para que possamos assisti-las não apenas com atendimento de saúde de qualidade, mas cumprindo um papel social bem mais amplo”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.